O Dia de Reis, 6 de janeiro, marca o encerramento das festividades natalícias em Portugal. É uma data cheia de tradições que refletem a ligação entre a fé e a cultura popular.
Esta celebração recorda a história dos Três Reis Magos – Belchior, Baltazar e Gaspar – que, vindos do Oriente, foram guiados por uma estrela até Belém, onde visitaram o Menino Jesus e ofereceram presentes de grande significado: ouro, incenso e mirra.
Em Portugal, é costume as famílias reunirem-se neste dia para celebrar o final do ciclo natalício com uma refeição especial, onde não falta o tradicional bolo-rei.
Outro costume importante é o canto das "Janeiras", uma tradição popular que tem início logo após o Natal e se prolonga até ao Dia de Reis. Em algumas regiões, pequenos grupos de amigos ou vizinhos vão de porta em porta, cantando músicas que anunciam o nascimento de Jesus.
É, também, nesta data que se retiram os enfeites de Natal, como o presépio e a árvore de Natal. Além disso, em algumas localidades realizam-se recriações da chegada dos Reis Magos em procissões ou dramatizações.
.jpg)

.jpg)
.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário