Em Portugal, no dia de Todos os Santos, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos grupos para pedir o “Pão por Deus”, de porta em porta. As crianças, quando pedem o “Pão por Deus” recitam versos e recebem como oferenda pão, broas, romã, broas, frutos secos, etc, que colocam dentro do seu saco de pano. É também costume em algumas regiões os padrinhos oferecerem o Santoro (pão)
Esta tradição teve origem em Lisboa, em 1756 (um ano depois do terramoto que destruiu Lisboa). No dia 1 de Novembro de 1755 em que ocorreu o terramoto morreram milhares de pessoas e a população da cidade que era pobre, ainda mais pobre ficou. As pessoas percorriam a cidade, batiam às portas e pediam que lhes fosse dada qualquer esmola, mesmo que fosse pão, dado a fome que se sentia pela cidade. E as pessoas pediam “Pão por Deus”.
Para não esquecer a tradição, as crianças da educação Pré-Escolar da escola do Infantado, foram junto da comunidade visitar algumas lojas, permitindo-lhes sentir a cultura tradicional portuguesa.
Prepararam os seus saquinhos que ficaram muito bonitos!
Trabalharam a Matemática na correspondência dos bens recebidos, 1 por um, para distribuição pelos sacos do Pão por Deus.